DEVO INVESTIR EM UM MAQUINÁRIO AGRÍCOLA?
DEVO INVESTIR EM UM MAQUINÁRIO AGRÍCOLA?
O investimento em maquinário agrícola pode trazer benefícios para a lavoura, pois tecnologias e equipamentos voltados para as atividades rurais são capazes de facilitar e agilizar o trabalho no campo. Além disso, podem contribuir para o aumento da produtividade nas plantações, sem falar que passam a aumentar o patrimônio do agricultor.
Para entender melhor por que investir nesse tipo de tecnologia pode ser interessante para a sua lavoura, confira os motivos a seguir!
Multifuncionalidade e maior produtividade
À medida que a tecnologia evolui, novas funções são incorporadas aos equipamentos. Por exemplo, os tratores estão cada vez mais versáteis. Um modelo compacto pode trabalhar não só em atividades agrícolas simples, como também em jardinagem. É possível acoplar ferramentas nele que ampliam suas funções, como enxadas traseiras e carregadores frontais.
Dependendo do modelo, uma colheitadeira também ajuda na limpeza da colheita. Algumas que contam com sensores conectados a sistemas GPS conseguem calcular o volume da colheita por área. Dessa forma, um equipamento desse tipo não só colhe, como ajuda a identificar as regiões mais produtivas da lavoura. Essa informação poderá ser usada para definir estratégias de plantio mais eficientes.
Economia de tempo
A mecanização agrícola ajuda o produtor em todas as fases de produção, indo do manejo da terra à entrega dos grãos. Os equipamentos costumam ser ágeis em suas atividades, cobrindo um terreno maior e economizando tempo para que o agricultor possa se dedicar a outras tarefas ao longo do dia.
Sistemas e maquinário inteligentes também costumam ser mais precisos, contribuindo para que as atividades do campo sejam mais eficientes. Dessa forma, é possível diminuir o retrabalho necessário para refazer atividades que não foram bem executadas.
Alguns exemplos que contribuem para esse fator são a irrigação de precisão, o mapeamento da produtividade por área e a análise das condições de plantio. Sensores integrados no maquinário podem ajudar a identificar fatores propícios ao plantio.
Economia de recursos
A precisão proporcionada pelo maquinário agrícola contribui para o melhor emprego de insumos na lavoura. Por exemplo, a citada irrigação de precisão economiza água. O uso de maquinário pode ajudar o agricultor na colheita de um volume maior de grãos no tempo certo, evitando perdas por conta da demora em colher. Esses fatores geram economia de gastos.
Pulverizadores mecanizados aumentam a precisão na aplicação de adubos, evitando desperdícios. O mesmo vale para defensivos agrícolas, que podem ser minimizados até quantidades estritamente necessárias, diminuindo impactos ambientais maiores devido ao uso em excesso dessas substâncias.
Otimização da mão de obra
O trabalhador rural pode reduzir atividades mais pesadas e manuais com a ajuda de maquinário agrícola, automatizando-as. Além disso, ele pode oferecer maior segurança e bem-estar durante o trabalho. Alguns exemplos que contribuem para isso são os tratores climatizados, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e as máquinas controladas a distância.
É possível economizar a longo prazo com a redução das perdas de grãos e o ganho de eficiência. Dessa forma, o agricultor poderá fazer com que o maquinário agrícola “se pague” por meio da economia que ele gera. Além disso, a aquisição de um equipamento desse tipo pode ser feita de diferentes formas, até mesmo por meio de consórcio.