Flat para investimento? Vale a pena?

Quando falamos em flat como opção de moradia, logo pensamos em casais sem filhos ou em pessoas que moram sozinhas e não querem ter trabalho. Mesmo que você não se encaixe nesse perfil, mas tem um tino comercial apurado, já deve ter pensando em um flat como investimento, né? Abaixo temos alguns prós sobre investir em flats.
Facilidade na locação
Entre o público que procura um flat para alugar, encontram-se jovens universitários que desejam morar próximo de onde estudam, casais sem filhos que estão focados no trabalho e executivos que passam um tempo em outra cidade para participar de projetos.
Esse tipo de público está em constante renovação e crescimento. Anualmente milhares de jovens saem do interior e vêm para São Paulo para estudar, por exemplo.
Ou seja, sempre há alguém em busca de um flat para alugar.
Outro ponto que torna a locação de um flat mais ágil é seu processo menos burocrático que o de imóveis tradicionais.
A união dessas duas características torna a compra de um flat em um investimento com liquidez. Em outras palavras, você pode começar a colher os frutos de seu investimento em pouco tempo.
Flexibilidade dos contratos
Mais uma das vantagens de comprar um flat como investimento está na flexibilidade dos contratos.
O aluguel pode ser feito em curto, médio e longo prazo. Existe, ainda, a possibilidade de fazer contratos por temporada.
Imagine, então, que um arquiteto do interior esteja procurando um local para ficar por 20 dias em Porto de Galinhas por conta de um projeto que ele está envolvido. Se o seu flat está livre no momento, pode ser uma ótima opção ao profissional, não?
Todos saem ganhando com essa flexibilidade.
Constante valorização
Os flats também estão sujeitos à valorização, como a que o mercado imobiliário experimentou entre 2010 e 2014.
Um imóvel em Maragogi, por exemplo, ficou muito valorizado nos últimos anos. Isso porque de uns anos pra cá Maragogi vem sendo chamada de Caríbe Brasileira, o que aumentou a procura por uma moradia por lá.
Então, se um investidor comprou um flat em Maragogi antes da nova alcunha, ele pode revender a unidade ao invés da locação. Com uma valorização tão grande, a revenda é uma ótima alternativa para aumentar os ganhos do investimento.
Valor da compra do flat
O mercado de flats está bem valorizado. Dependendo da região, o preço do metro quadrado pode superar a casa dos 12 mil reais. Nesse caso, uma unidade de 25 metros quadrados exige um investimento de 300 mil reais.
Antes de aplicar toda a sua economia, é preciso analisar o cenário macroeconômico e a sua situação. Se a tendência é de melhora na economia do país e você mantém um emprego estável, pode ser uma ótima oportunidade de investimento.
Uma opção que pode minimizar o impacto desses gastos é comprar um flat pronto. Assim, a sua unidade irá gerar renda rapidamente sem a necessidade de aguardar a conclusão de uma grande reforma no flat.
Mas lembre-se de deixar uma reserva financeira para emergências. Nunca sabemos o dia de amanhã, né?
Aliás, consultores de investimento sempre reforçam que a importância de diversificar seu patrimônio. Evite colocar todas os ovos na mesma cesta.
Retorno sobre o investimento
Uma boa localização do flat também assegura que você não ficará muito tempo com a unidade desocupada.
Em todo caso, isso pode acontecer. Quando não consegue alugar a sua unidade, você precisa arcar com os custos do condomínio e do pool hoteleiro.
Por isso, é preciso fazer uma série de considerações ao estabelecer o valor do aluguel e garantir um bom lucro.
E o que não fica de fora de jeito nenhum é o valor tributado pelo imposto de renda sobre o ganho obtido com o aluguel. Uma alíquota que chega a até 27,5%.
E aí, vale a pena comprar um flat como investimento?